Ensino -> Grupos de Estudo

Grupos de estudo e discussão sobre temas específicos e atuais.

Objetivo dos Grupos:
Reunir e integrar profissionais e estudantes de diferentes especialidades, propondo o estudo aprofundado de determinada temática.

Público-alvo:
Estudantes e profissionais da área da saúde.
Profissionais de áreas específicas ao tema trabalhado.

Metodologia:
Encontros semanais com duração de 1h30min, adotando um cronograma com os materiais a serem trabalhados, definindo o tempo de estudo sobre o tema. Através de leituras, discussões e simulações práticas ativas as quais possam intensificar o interesse, compreensão e integração do grupo.

Duração dos grupos:
Os grupos terão no mínimo quatro meses de duração, podendo estender-se de acordo com o interesse dos participantes.

Vagas:
12 vagas por grupo. Cada grupo será formado por no mínimo 6 participantes.

Início:
*Ingresso contínuo - Ao preencher o número mínimos de inscritos para o grupo, a data de início será combinada com os interessados.
**Outubro – Inscrições ABERTAS.

Horário dos grupos:
À combinar com o grupo. Na hora da inscrição é importante colocar suas disponibilidades de horários.

Inscrições:
ABERTAS. Podem ser realizadas via:
e-mail: ifpessoa@terra.com.br – Colocar como ASSUNTO (Segmentos)
Telefone: (51) 3346-6588 e (51) 99969-6459 ou no local.

Valor:
R$ 200,00 mensais
(Informe-se sobre os descontos promocionais para grupos fechados e indicações)

Coordenação:
Psicólogas Alessia Carpes e Carine Tavares
Obs: Será fornecido comprovante de participação.

Temas:
  • A prática clínica – O terapeuta iniciante
    O início de uma atividade profissional sempre vem acompanhada de dúvidas e ansiedades. Pensando nisso criamos este grupo onde teremos a oportunidade de estudar e aprofundar alguns conceitos fundamentais no processo psicoterápico, sempre associando com a prática profissional.
  • Cuidados Paliativos – Um olhar para a vida
    O paciente em cuidados paliativos necessita um olhar assistencial especializado que lhe proporcione a compreensão de sua doença, visando melhor qualidade de vida através da prevenção e alívio do sofrimento. Essa tarefa necessita de equipe multidisciplinar a qual poderá acessar o paciente e seus familiares de forma integrada em seus aspectos físicos, sociais, psicológicos e espirituais. Neste grupo será estudado conceito, abordagem e plano terapêutico para cada etapa da doença, buscando humanizar o acompanhamento com pacientes e familiares.
  • SobreVivências do Luto – Rupturas
    As perdas fazem parte da vida de todas as pessoas. Sejam elas previsíveis ou não, progressivas ou abruptas, reais ou abstratas. O luto é um processo necessário de ser vivenciado à fim de amenizar a dor pela perda, assim como elaborar a ausência do que não existe mais. Neste grupo será abordado as diferentes etapas do luto, formas de enfrentamento, abordagem com os pacientes, formas de expressão, ritos, luto individual, familiar e coletivo.
  • Gestação e Puerpério – Do projeto ao desenvolvimento
    A concepção e a gravidez sempre ocuparam espaço nas fantasias e mitos sobre a origem do homem das diferentes culturas. A maternidade é composta de diferentes alterações hormonais, físicas e psicológicas tornando-se uma experiência singular a qual dará um sentido único e pessoal à essa experiência. Neste período os pais já iniciam um padrão de interação precoce com o bebê, a construção de individualidade da criança, sentimentos e expectativas que se estenderão após o nascimento. Neste grupo teremos a oportunidade de explorar, conhecer e compreender a diversidade que ocorre neste período, visando a instrumentalização dos profissionais na atuação junto às famílias.