Psicoterapia -> Dúvidas

  • Qual o horário de funcionamento?
    O Instituto Fernando Pessoa atende de segunda a sexta-feira no horário de 8 horas às 20 horas inclusive, fechando as portas às 21 horas. A Instituição, não fecha ao meio dia, e como regra, não faz feriadões, nem férias coletivas. O único feriadão que observamos é o de Carnaval.

  • Qual a frequência das sessões?
    A frequência das sessões, por razões técnicas, precisa ser semanal, pois conteúdos tratados levam a outros, os quais vão abrindo novos caminhos perceptivos no processo psíquico. Existem circunstâncias outras, como o surgimento de lembranças traumáticas ou eventos críticos que podem exigir sessões extras, mas isso será notado pelo seu terapeuta e discutido com você visando à intensificação ou não de seu processo terapêutico. Outro fato é que a irregularidade na frequência atrasa a evolução de sua terapia.

  • Posso pedir para ser atendido em outro dia na semana da minha terapia?
    As trocas de horários, chamadas de antecipações e postergações, que não decorrem de impedimento médico, profissional ou escolar/acadêmico, devidamente atestados, são realizadas mediante o pagamento de taxa de troca de horário, no valor de 20% sobre o valor da consulta teto do ambulatório. Entendemos que questões de saúde pessoal ou familiar, bem como compromissos profissionais, apenas estes, estão acima dos interesses de sua terapia, de modo que apenas estes eventos, devidamente atestados, dispensam você de pagar uma taxa de troca ou a própria sessão faltada, caso não consiga antecipá-la ou postergá-la.

  • Qual é o valor da sessão de psicoterapia?
    A partir de 1º de agosto de 2019, o valor das sessões individuais, de casal e família, ficam vinculados a comprovação da renda familiar.
    Considerando como valor mínimo os custos Institucionais, de modo que a faixa de valores pode ser ampliada para baixo conforme aumente o número de pacientes em tratamento na Instituição. Ou seja, essa modelagem implica na possibilidade de redução no custo de sua terapia em curso.
    Hoje em função de nossos custos, a faixa de valores situa-se entre R$ 90,00 e R$ 140,00, sendo os limites superiores referidos as terapias de casais e famílias e, ainda, avaliações psiquiátricas para pacientes em tratamento no Ambulatório da Instituição “

  • Quais as formas de pagamento?
    Os pagamentos são feitos por sessão, com dinheiro ou cheque, ou ainda com cheque pré-datado, cobrindo todas as sessões do mês em curso e com data para até o 5º dia útil do mês seguinte.