Blog

O que é um trauma transgeracional?
O trauma transgeracional é um impacto, uma transferência em que a dor emocional , física ou social sofrida por uma pessoa em um dado momento é transmitida às novas gerações de maneiras que vão muito além do simples comportamento aprendido. Nós falamos principalmente sobre epigenética e como a influência do ambiente pode mudar a expressão de certos genes.

A questão não é nova, de fato, o trauma transgeracional ou intergeracional tem sua origem de estudo naquelas décadas após a Segunda Guerra Mundial. Foi então que vários estudos foram capazes de ver como a próxima geração de sobreviventes do Holocausto mostrou certos comportamentos (pesadelos, emocional e problemas comportamentais), onde era evidente que o trauma original do avô fora repassado para os netos.

“A mente se desenvolve como o corpo através do crescimento interno, a influência do meio ambiente e da educação. Seu desenvolvimento pode ser inibido por doença física ou trauma “.

-Umberto Eco-

Poderíamos dizer, sem sombra de dúvida, que tudo isso pode ser determinado pelo estilo de parentalidade e pelo padrão educacional, pelo peso da memória e pela narrativa consciente ou inconsciente que envolve toda a dinâmica familiar. Isso onde o passado continua presente de muitas maneiras diferentes. No entanto, é algo que transcende além, algo que, como já indicamos, pode até atingir um nível genético.

Por exemplo, vamos pensar sobre o efeito que pode estar associado a ter sofrido de desnutrição. Pense também no impacto genético que o medo e o sofrimento podem causar, expressos nos altos níveis de cortisol que, há vários anos, estão causando estragos em um organismo. Vamos também refletir sobre os traumas que às vezes não são canalizados, aliviados e quase sempre traduzidos em estresse pós-traumático e depressões crônicas …

As gerações subsequentes da pessoa que sofreu o trauma original não necessariamente desenvolverão esses mesmos transtornos, mas serão muito mais vulneráveis ??do que outros à ansiedade, estresse e depressão . Vamos ver em detalhes.

Um exemplo de trauma transgeracional

Andréa sofreu abuso sexual por um parente durante boa parte de sua infância e adolescência. Ela cresceu em um ambiente desestruturado, onde sua mãe também foi maltratada quando criança. Uma vez que ela foi capaz de deixar esse cenário, quando atingiu a maioridade, ela se recusou a receber apoio psicológico para lidar com esse trauma. Só queria esquecer, virar a página o mais rápido possível.

O traço, a ferida, permanece latente nela de muitas maneiras diversas: ansiedade, distúrbios alimentares, baixa autoestima, hipervigilância, depressão, insônia … A isto se soma um sistema imunológico frágil, com baixas defesas que tornam uma pessoa propensa a infecções, gripe, alergias …

Andréa agora tem um menino de 7 anos. É sua razão de viver e todo o seu mundo, ela encontrou estabilidade e força, bem como uma razão para cuidar melhor de si mesma. No entanto, ela está percebendo que educar seu filho está se tornando mais complicado: ela dorme mal, tem problemas de atenção, muitas birras e comportamentos desafiadores. Quando a chamam da escola, Andréa tem a sensação de que questionam seu papel de mãe, ao ponto de ter a sensação clara de que está “fazendo algo errado”.

Traumas não abordados e seu impacto na genética

A última coisa que nossa protagonista deve fazer é duvidar precisamente de si mesma como mãe. Peter Loewenberg , psico-historiador e professor da Universidade da Califórnia, é um dos principais especialistas no estudo do trauma transgeracional e é ele quem nos explica que as dores e eventos traumáticos causam impacto nas gerações seguintes de diversas maneiras.

Não podemos esquecer, por exemplo, que altos níveis de cortisol no sangue durante a gravidez afetam o desenvolvimento do feto . De fato, como demonstrou a psicobióloga BeaVan Den Bergh, experimentar altos níveis de estresse e ansiedade durante esse período pode “programar” certos sistemas biológicos no feto, predispondo-o a sofrer várias doenças e distúrbios emocionais.

Por outro lado, como Peter Loewenberg explica, uma dor não tratada ou um trauma não gerenciado forma uma espécie de “curto-circuito” neuronal. Esse impacto atinge nosso DNA, alterando-o, de modo que nossos descendentes ficam presos, sem saber, em uma espécie de solidariedade coletiva e inconsciente com esse trauma original.

Epigenética e trauma transgeracional

Fomos todos ensinados na escola que recebemos os genes de nossa mãe e pai , e que o material genético define nossos traços físicos, às vezes inteligência e até a tendência de herdar certas doenças. No entanto, assumir que traumas como tais também estão inscritos nos cromossomos da mesma linhagem familiar é, sem dúvida, algo difícil de acreditar.

A epigenética deu um salto qualitativo da genética mais ortodoxa para explicar vários fenômenos . A primeira é que nosso estilo de vida, o ambiente em que vivemos, nossa dieta e até certos eventos traumáticos podem gerar mudanças genéticas em nossos filhos.

Isto é explicado por um pequeno “rótulo” químico chamado “epigenoma”. O que esse minúsculo elemento faz é tão fascinante quanto impressionante ao mesmo tempo: ele modifica a expressão de certos genes de acordo com as variáveis ??mencionadas acima.

Vários cientistas do Hospital Mount Sinai já demonstraram que os efeitos do estresse pós-traumático sobre os sobreviventes do Holocausto ativaram esse epigenoma capaz de alterar a expressão genética da pessoa. Essa impressão traumática aconteceu de maneiras muito diferentes para as gerações seguintes.

No entanto, como indicamos no início do trauma transgeracional, não significa muito menos que o doloroso evento vivido por nossos pais ou avós nos determine 100%. O que existe é uma maior probabilidade de sofrer de depressão, ansiedade, distúrbios do sono, problemas emocionais, hiperatividade …

Assim, algo que Andréa deveria buscar no exemplo proposto é primeiro encontrar os mecanismos e estratégias corretos para lidar com seu passado e superar esse trauma. A força que você obtém com esse processo permitirá que você dê o melhor de si para o seu filho para satisfazer suas necessidades, trabalhe com seu comportamento e faça dele uma pessoa feliz, forte e emocionalmente madura.

Artigo escrito por Valeria Sabater do site La Mente es maravillosa

Fonte: https://lamenteesmaravillosa.com/que-es-un-trauma-transgeneracional/